Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

OLARIA 2 X 2 VASCO

Oscilação que preocupa

É praticamente consenso entre os vascaínos que o clube finalmente tem um time. Não é uma seleção ou um time recheado de estrelas, no entanto é um elenco digno de representar o Vasco. Um elenco que pode não ser espetacular, mas é forte o suficiente para encarar os grandes adversários do futebol brasileiro de frente.
No entanto, essa convicção da torcida do Vasco precisa ser confirmada dentro de campo. O time precisa conquistar a confiança dos vascaínos de uma vez por todas.
O Vasco não pode fazer sua melhor partida do ano na quarta-feira e no domingo, apenas três dias depois, fazer uma das piores da Taça Rio. Essa oscilação, pelo time que o Vasco finalmente voltou a ter, é inadmissível e até certo ponto, incompreensível.
Sim, até os grandes times jogam mal. Mas o Vasco não apenas jogou mal. O Vasco domingo foi desorganizado, despreparado e apático. Mesmo todos os atenuantes (cansaço, desfalques, entrar em campo classificado, etc) não explicam a péssima atuação do time.
Depois de esclarecer esse ponto, importante dizer que apesar de todos os problemas no ultimo jogo, o Vasco parece chegar perto de ter pelo menos um pouco de regularidade. Mesmo quando não joga bem, o time vem conseguindo os resultados que necessita e, nessa reta final das competições do primeiro semestre, isso é o mais importante.
No entanto, é imperativo que o time diminua o tamanho da oscilação porque daqui para frente qualquer deslize vai acabar custando caro. Oscilar muito para baixo pode acabar causando a eliminação da Copa do Brasil ou do Campeonato Carioca.
O técnico Ricardo Gomes precisa aproveitar a semana livre para conscientizar o time da responsabilidade que carrega e corrigir pequenos defeitos que vem atrapalhando a equipe. Apesar de ter sofrido dois gols em jogadas pelo lado esquerdo do campo no domingo, é o lado direito da defesa que vem preocupando um pouco mais.
Alem disso, Diego Souza não tem obrigação de jogar bem, tendo em vista que acabou de chegar, mas tem obrigação de se movimentar muito mais. Estático como foi domingo, ele acaba engessando o time do Vasco que passa a depender de um passe diferente do cada vez mais marcado Felipe ou de uma jogada em velocidade do Eder Luis.
Seria interessante também que o treinador, em razão da grande vantagem que o Vasco construiu no jogo de ida, começasse a estudar a possibilidade de poupar um ou outro jogador para a partida de quarta-feira da semana que vem, contra o Náutico. Felipe, por exemplo, rende mais quando tem uma semana livre entre suas atuações. Como finalmente o Vasco voltou a ter um elenco, é hora de o treinador começar a usá-lo um pouco mais.
Para que os vascaínos continuem a sonhar com um futuro melhor, sonhar com os títulos que o clube tanto necessita, o time precisa cometer o menor numero de erros possível daqui para frente.
Como dito no começo da coluna, na opinião da torcida, o Vasco finalmente voltou a ter um time digno da sua grandeza. Está nos pés desse time a oportunidade de provar que a torcida está certa.

Texto de Antonio Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário