Páginas

domingo, 3 de abril de 2011

VASCO 4 X 0 BANGU

Sob a maestria do Felipe o Vasco conseguiu realizar um jogo quase perfeito e detona o frágil Bangu. O time voltou a atuar num 4-4-2 com losango no meio campo formado por Rômulo, F. Bastos, Felipe e Diego Souza e voltou a fazer uma partida que beira a perfeição.

E só não foi perfeito por dois aspectos, que comentarei.

O primeiro fato negativo é que o Diego Souza piorou desde a sua estreia e foi praticamente nulo, seja por uma lesão, seja por falta de preparo físico. O fato é que ele piorou.

Outro ponto negativo, este muito mais esperado, foi a fraca atuação do Alecsandro, muitas vezes perdido em campo e muito desentrosado, porém completamente compreensível, mas que precisa ser solucionada o quanto antes.

Com exceção a estes dois fatores o time atuou sob extrema perfeição. Nossa dupla de zaga é a mais segura dos últimos 9 anos, no mínimo. Dedé dispensa comentários e o Anderson Martins segue a mesma trilha de sucesso.

Nas laterais o Allan conseguiu dar conta do recado mesmo jogando improvisado. A lateral esquerda melhorou significamente com a entrada do bom Ramon. Com a volta do Fagner, nos tornaremos muito mais perigosos.

No meio campo, Rômulo precisa amadurecer, pois erra passes infantis, que encerram muitos ataques que poderiam resultar em gols e penso que deve ir para o banco com a volta do E. Costa, que possui mais experiência. O F. Bastos, atuando no losango pelo lado esquerdo dá muita velocidade na saída de bola e tem muita facilidade em finalizar, porém precisa ser um pouco menos afoito, pois contra um time mais qualificado precisará dar mais sustentação na marcação. O Felipe, grande responsável pela atuação quase perfeita da equipe, conseguiu dar a volta por cima do jeito que nenhum torcedor esperava. Passou a ajudar mais na marcação, joga com mais raça e a qualidade no seu passe impressiona mesmo aos vascaínos que já conheciam, pois foi aprimorada com o tempo em que passou nas Arábias. É impressionante como ele SEMPRE consegue deixar alguém em posição de finalizar. Mas ele também precisa de espaço para jogar e isso nem sempre acontece, pois com certeza terá marcação individual em clássicos e isso me preocupa. Fechando o losango, o Diego Souza, que passou despercebido o jogo inteiro e me preocupou o fato dele querer apenas cavar faltas. Precisa de um aprimoramento físico urgente, contudo, acredito que esta folga na quarta se deva a exatamente isso. Assim espero...

Nosso ataque é promissor. O Eder, apesar de desperdiçar muitas chances, é nosso jogador mais importante de ataque devido a sua movimentação constante, causando um embaraço na defesa adversária e abrindo espaços para quem chega de trás, como Diego Souza e Felipe, por exemplo.

O Alecsandro, apesar de estar desentrosado, tem tudo para ser aquele atacante finalizador e o acho razoavelmente competente nisto, tanto pelo ar como pelo chão. É inteligente, sabe para onde tem que se movimentar. É o finalizador que tanto procurávamos.

No banco hoje nós temos o talentoso, porém problemático, Bernardo, que eu acredito possa ser um craque, desde que tenha a consciência necessária para isso. Temos ainda o Elton como substituto natural do Alecsandro que, apesar de estar abaixo do que precisamos, pode ser útil na temporada. Para o lugar do Eder, o Leandro possui as mesmas características e pode se tornar um 12º jogador, tornando o time ainda mais forte. Na zaga precisamos de um zagueiro minimamente confiável para substituir Dedé ou A. Martins e não me parece que Cesinha seja esse homem. Como volantes temos peças de reposições que eu considero boas. O Allan merece uma chance em sua posição original e ainda acho que o Rômulo tem que ser o reserva imediato do E. Costa, que deve jogar em seu lugar, como principal protetor da zaga. Temos o elenco mais competitivo dos últimos 10 anos, NO MÍNIMO, e ainda virão mais reforços, como o Juninho.

Porém, e, para mim, o mais importante foi poder verificar a evolução tática do time. Joga com uma consistência tática há tempos não vista. Nem mesmo o Dorival Junior conseguiu dar esse padrão tático, talvez por dirigir um time mais fraco. O fato é que hoje o Vasco saiu de uma possível zebra para possível campeão, não por acaso, mas sim por apresentar, hoje, o melhor futebol dentre os candidatos ao título e mais animador é constatar que estamos formando um time com capacidade de sonhar por algo mais audacioso no campeonato Brasileiro.

Esse time promete, ainda mais por sabermos que mais reforços virão...

Davi Rodrigues, Tubarão, Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário